"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória”
.
Henri Cartier-Bresson

terça-feira, 23 de novembro de 2010

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



 Belvedere da Praça Municipal - Salvador Ba


"Uma raça de homens agora rejeitada pela sociedade por sua pele escura e seu cabelo enroscado cimentou no estudo das leis da natureza esses sistemas civis e religiosos que ainda governam o universo".

Do livro: Black inventors  publicado recentemente em Londres e escrito em conjunto por Ava Henry y Michael Williams.



No dia Nacional da Consciência Negra, as palavras do renomado historiador francês Count C. Volney, remetete-nos a uma imprtante reflexão como um viés de conscienzação sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional, tanto nos aspecos políticos, sociais, e religiosos de nosso país.
Dr. John Henrik Clarke,  historiador afro-americano, acrescenta:  

"Primeiro, as distorções devem ser admitidas. O fato lamentável é que a maioria do que nós chamamos agora de história mundial é só a história do primeiro e segundo florescimento da Europa. Os europeus ainda não reconhecem que o mundo não estava à espera deles na escuridão para que trouxessem luz. A história da África já era antiga quando a Europa nasceu".



A compreensão presente nas reflexões desta importante data é de que a conquista da cidadania é fruto de uma luta diária, para que a sociedade possa compreender que sob a luz do sol que brilha para todos, a cor da pele traduz-se na diversidade enriquecedora da raça humana.




Na cidade mais negra do país, "O CANTO DA CIDADE" - melodia eternizada na voz da cantora Daniela Mercury - traduz a riqueza resultante da presença marcante do negro na nossa cultura:


O CANTO DA CIDADE

A cor dessa cidade
Sou eu!
O canto dessa cidade
É meu!...
O gueto, a rua, a fé
Eu vou andando a pé
Pela cidade bonita
O toque do afoxé
E a força, de onde vem?
Ninguém explica
Ela é bonita...




Baianas - Praça da Sé - Salvador Ba

Sem dúvida, é marcante as cores desta cidade, traduzida nas inumeras contribuições que estabelecem a identidade do povo baiano...

Praça da Igreja de São Francisco - Salvador Ba


Pelourinho - Salvador Ba


Pelourinho - Salvador Ba


Praça da Sé - Salvador Ba


Monumento a Zumbi dos Palmares - Praça da Sé - Salvador Ba


Como ocorre em tantas outras nações, as nações negras também tem os seus herois, ou ilustres representantes das suas histórias e lutas.

No Brasil, o feriado alusivo a 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, homenageia a um destes  heróis. O negro brasileiro Zumbi dos Palmares, morto naquele dia do ano de 1695 por desafiar a pretenciosa proposta do governador da Capitania de Pernambuco, de submissão à Coroa portuguesa em troca de paz. 

Na voz de Zumbi dos Palmares ecoa hoje o grito de liberdade de um povo oprimido.

Nenhum comentário: