"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória”
.
Henri Cartier-Bresson

sábado, 30 de outubro de 2010

SÉRIE RECÔNCAVO - SÃO FELIX & CACHOEIRA

São Felix, conhecida como cidade presépio, fica localizada no Recôncavo baiano entre a serra e a margem direita do Rio Paraguaçu. 



Caminhar pelas ruas de São Félix é uma oportunidade de contato direto com o passado. Pode-se até imaginar os saveiros que aportavam à beira do rio Paraguaçu, carregando os produtos do campo para a capital baiana.






Marcada pelo desenvolvimento da indústria fumageira, com a instalação das fábricas de charutos Suerdieck e Dannemann dentre outras, além do cultivo do dendê e um forte comércio de estivas, secos e molhados.




No local onde funcionou em tempos aureos a famosa industria de charutos Dannemann, hoje, encontra-se instalada a Casa da Cultura e Centro Cultural Américo Simas, Importante acervo cultural da região.



Hoje o velho barco abandonado no leito seco do rio nem de longe lembra os vapores que partiam ou chegavam de acordo a maré. Quando não coincidia a chegada do vapor com a do trem, Cachoeira se tornava uma cidade muitíssima movimentada.






Também é conhecida por ter se destacado durante as lutas e mobilização social para a Independência da Bahia juntamente com a vizinha Cachoeira.














Ponte Imperial Dom Pedro II sobre o Rio Paraguassu, Bahia, entre as cidades de São Felix e Cachoeira. 


A Ponte passou recentemente por um processo de reformas em sua parte estrutural. Os passadiços de madeira do vão central, onde passam os carros e o trem, foram substituidos por chapas metálicas.


Antes da Ponte Imperial Dom Pedro II, o sertão ligava-se ao Recôncavo baiano através da via ferroviária até São Felix, e da zona portuária de São Félix e Cachoeira, ligava-se à Baía de Todos os Santos através da via flúvio-marítima. 

A Ponte Imperial Dom Pedro II teve a sua construção concluída em 1885, ampliou assim a malha ferroviária até Monte Alegre, em Minas Gerais. 



A implantação da ponte ligando Cachoeira a São Felix e a subseqüente ampliação da malha ferroviária ensejou a construção do cais do porto.
 
Resta ao caboclo com iresignada perseverança, continuar a retirar do seu velho companheiro de agonia, o rio, os recursos para a sua sobrevivência.


3 comentários:

Gilmar de Oliveira disse...

Olá amigo, belo blog, muito bom mesmo, parabéns, eu te enviei uma mensagem e gostaria que vc me add no msn, queria falar contigo: levitagilmar@hotmail.com
Já estou te seguindo.

Fábio Santos disse...

Prezado juray,

Estou maravilhado e emocionado pelas fotos do meu recôncavo tão sofrido pelos seus governantes em cada cidade que o compõe, porém hoje me sentir tão radiante por ver imagens únicas e belas da minha cidade vizinha Cachoeira-Ba. Gostaria de poder salvar essas fotos e sempre está por utilizar e colocar seus créditos me permita essa honraria. Parabéns pelo trabalho. Por isso afirmo sempre: "O fotógrafo são os olhos do imaginário. Meu email: fabão_locutor@hotmail.com site: www.avozjovem.com.br

Fábio Santos – Muritiba-Ba
Radialista

Anônimo disse...

Imagens belissimas