"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória”
.
Henri Cartier-Bresson

sábado, 20 de agosto de 2011

VIOLA DE ARAME - Um show dedicado à viola brasileira


Os músicos Júlio Caldas, Cássio Nobre e Ricardo Hardmann lançam o CD do show VIOLA DE ARAME.


Júlio Caldas, Cássio Nobre e Ricardo Hardmann apresentam aqui alguns dos resultados de suas pesquisas em torno da viola, que há mais de 10 anos vêm conduzindo, explorando a sonoridade inconfundível da viola brasileira, sua “aura misteriosa”, e suas múltiplas possibilidades de afinação.











Aqui, a viola caipira (ou “viola de arame”) é a principal atração.

Dentre as surpresas do show estão a utilização de projeção imagens e a presença da “viola machete”, um tipo raro de viola encontrada no Recôncavo Baiano, local de fortes matrizes africanas.





Entre 2009 e 2011, o show foi apresentado em diversos eventos culturais e festivais de música brasileira, tais como o Festival de Música Instrumental da Bahia, o Festival de Jazz do Capão, o Festival de Jazz&Blues de Guaramiranga (CE), dentre outros.

O CD VIOLA DE ARAME tem apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia.

Fonte: http://www.culturabaiana.com.br/viola-de-arame-um-show-dedicado-a-viola-brasileira/

Nenhum comentário: