"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória”
.
Henri Cartier-Bresson

segunda-feira, 21 de junho de 2010

PONTA DE HUMAITÁ - IGREJA DE MONTSERRAT


 Segundo historiadores, esta Igreja foi erguida pela família Gárcia D´Ávila, uma família muito tradicional e na Bahia do século XVII.

Sua planta é atribuída ao arquiteto italiano Baccio de Filicara. Tem sua arquitetura similar a muitas capelas rurais da Bahia, simples, sem grandes detalhes, o que destoa das igrejas da região do Pelourinho, muitas delas com a rebuscada arquitetura da escola barroca.


A Igraja de Mont Serrat possui torre de terminação piramidal, revestida de azulejos, destacando-se no conjunto de pequenas proporções, assim como o alpendre reconstruído em 1969, quando se eliminou seu frontão rococó.









O altar-mor, do século XVIII, é oriundo da Igreja de São Bento e em 1930 foi mutilado para adaptar-se à Capela. Ai destacavam-se as imagens de N. S. de Monte Serrat e a de São Pedro Arrependido, em barro cozido, consideradas obras primas do Frei Agostinho da Piedade, que estão guardadas no Mosteiro de São Bento.
Ao lado há um pequeno Mosteiro, de dois pavimentos, com construção datada de 1679, e na parte externa há o Farol de Humaitá e uma grande balaustrada que contorna a Igreja.

Nenhum comentário: