"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória”
.
Henri Cartier-Bresson

terça-feira, 7 de setembro de 2010

CARYBÉ: ÍCONE DE BAIANIDADE

O painel do qual exponho aqui dois fragmentos selecionados, é de autoria do saudoso artista plástico argentino naturalizado e radicado no Brasil, "Hector Julio Páride Bernabó", ou simplesmente; "Carybé".

A esplêndida obra de entalhe em cedro prescinde de acréscimos diante de tão notável riqueza de detalhes, tão pouco teria eu esta pretensão ao fotografá-la. Contudo, admirando-a sempre que passava pelo local não pude deixar de perceber que a iluminação ambiente não lhe fazia justiça a ponto de revelar a dramática expressão dos relevos e depressões dos entalhes na madeira.

Curiosamente, tive o privilégio de perceber em uma tarde de primavera que o sol do entardecer ao penetrar no espaço em que se encontra exposta a obra, fazia justiça às minhas expectativas de fotógrafo ao revelar sob o matiz dourado do cedro polido toda a riqueza dos entalhes em um conjunto de volumes e reentrâncias que conferem vida à obra. A mim, coube tão somente registrar o momento, e aqui partilhar com vocês.



Nenhum comentário: