"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória”
.
Henri Cartier-Bresson

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

SÉRIE RECÔNCAVO: ENGENHO DA FREGUESIA - MUSEU WANDERLEY DE PINHO





Povoado de Caboto - Município de Candeias, Bahia

O Engenho da Freguesia, conjunto arquitetônico do século XVIII localizado na enseada de Aratu, às margens da Baia de Todos os Santos era um dos muitos que se espalhavam pelo recôncavo no apogeu da cana de açúcar. Seu proprietário mais famoso foi o Barão de Cotegipe, avô de José Wanderley de Araujo Pinho, patrono do museu.

Fonte: http://www.visiteabahia.com.br/visite/destinos/baiadetodosossantos/fazer.php?id=1

3 comentários:

Gilmar de Oliveira disse...

Olá Amigo, tudo blz? espero que sim. Sou Gilmar, morador da cidade de candeias e gostaria de te perguntar se vc tem essa segunda foto em alta resolução? pode ser com sua marca mesmo, pois respeito os direitos autorais. É que achei muito linda e gostaria muito de postar no meu blog, pois ainda não tive tempo para fotografar a pequena ilha do topete, e pesso a sua permissão tb. Visite o meu blog: http://candeiascidadedasluzes.blogspot.com/

Dilermando Lemos disse...

Olá Juray de Castro,
Mais belas fotos, o Museu Vanderley de Pinho, ode já passei vários domingos, e inclusive tenho uma foto antiga onde eu atirava com uma espingarda de chumbinho.

Unknown disse...

Caro Dilermano;

Muito bom que gostou. Tenho feito estudos de cenários do Recôncavo com o propósito de construir um acervo fotográfico pessoal e o museu WANDERLEY DE PINHO foi um belo achado.

Hora destas que passar pela sua região gostaria de conhecê-lo pessoalmente. Sei que tem muita experiência pra contar.

Um Grande Abraço!