"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória”
.
Henri Cartier-Bresson

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SÉRIE RECÔNCAVO - SÃO FELIX & CACHOEIRA

Déjà vu. Já ouviu falar na estranha sensação de já ter estado em um lugar em que provavelmente nunca tenha passado ou que de algum modo nunca tenha mantido contato na vida? 

Pois bem, começo as postagens de fotos da Estação Férrea Central da Bahia pelo fato de ter aqui experimentado a estranha sensação de estar revivendo uma experiência passada, embora sabendo ser impossível que ela de fato tenha algum dia ocorrido.



De cara, a imponência da construção nos conduz a imaginar a existência de um fluxo econômico que justificasse a edificação de um predio deste porte, bem como o burburinho dos viajantes que por aqui passavavam atraindo carregadores de ganho e vendedores ambulantes como é próprio de locais de transbordo de cargas e passageiros


Segundo fontes locais, a Estação Ferroviária data do inicio do século XIX constituindo-se no símbolo do desenvolvimento da região do recôncavo baiano, uma vez que através dela, tornou-se possivel o escoamento de mercadorias para a capital, Minas Gerais e Nordeste.



Longe do seu apogeu, a rede ferroviária hoje ainda mantem-se ativa com o transporte de cargas entre Minas, Bahia e parte do nordeste.





Pode-se imaginar a Gare cheia de pessôas com seus baús e malas de couro à espera da composição que dali partirá para a capital, ou seguirá rumo ao nordeste ou Minas Gerais em uma longa viagem.

O mais difícil de entender é como um espaço de importância histórica como este possa enfrentar tal decadência se a sua utilização como um "Centro de Cultura" poderia ser útil ao resgate da importancia histórica de toda esta região.




Hoje, como lembrança dos bons tempos resta uma locomotiva estacionada a espera das composições. Essa locomotiva é engatada no fundo da composição que chega, ajudando-a a vencer a serra “empurrando-a”. No fim da serra, essa locomotiva é desengatada e volta para  a estação de São Félix para auxiliar o próximo trem que por ali passar.

Um comentário:

Anônimo disse...

essas fotos me remeteu a um passado que vivi na minha infancia,muitos viagens,eu fiz,indo e vindo da cidade de Iaçu pra São Félix.São lembranças que essas fotos me trouxeram,de uma epóca muito feliz da minha vida.Viajar de trem é realmente uma experiencia muito legal.